domingo, 29 de maio de 2011



Qual foi a pior erupção de vulcão do mundo?

por Suzana Paquete
Se a gente considerar como "pior" a erupção que matou mais gente, a trágica campeã foi a do vulcão Tambora, na ilha de Sumbawa, na Indonésia. Ele acordou do seu sono em 1815, numa explosão que matou 92 mil pessoas! Além de terrivelmente letal, o despertar do Tambora também foi superpotente: ele atingiu nível 7 no índice de explosividade vulcânica, uma escala que mede a intensidade das erupções e varia entre 0 e 8. "Uma explosão como essa só ocorre uma vez em milhares de anos. Os fluxos de lava e rochas chegaram ao oceano e provocaram explosões secundárias nas ilhas próximas", afirma o geólogo Carlos Augusto Sommer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Depois da catástrofe, a montanha do vulcão ficou com metade da altura que tinha e formou uma enorme cratera, hoje cheia d’água. O século 19, aliás, foi um dos que concentraram algumas das piores erupções de todos os tempos. A famosa explosão do Krakatoa, na Indonésia, fez 36 mil vítimas em 1883. A do monte Pelée, no comecinho do século 20, deixou 29 mil mortos carbonizados por uma enxurrada de substâncias quentes na ilha de Martinica, na América Central. Mais recentemente, em 1985, uma explosão relativamente pequena, a do vulcão Nevado Del Ruiz, na Colômbia, fez com que uma geleira derretesse e soterrasse o povoado de Armero, matando 23 mil pessoas. Um desastre considerável, sem dúvida, mas nada que se compare à explosão do Tambora. No infográfico destas páginas, a gente segue o rastro quente de destruição da "mãe" de todas as erupções.
Mergulhe nessa
Na Internet:
www.geo.mtu.edu/volcanoes
Inferno indonésioO despertar do Tambora fez 92 mil vítimas na explosão mais mortal de todos os tempos
1. A erupção mais letal da história começou em 5 de abril de 1815, quando duas placas que formam a crosta terrestre se chocaram sob Sumbawa, uma ilha densamente povoada na Indonésia. A trombada subterrânea abriu caminho para que o magma do interior do planeta chegasse à superfície, despertando o adormecido vulcão Tambora
2. No início da erupção, o vulcão vomitou uma enorme quantidade do chamado fluxo piroclástico — uma mistura de fragmentos de rocha e lava. Avançando pelas encostas a mais de 700 km/h, a enxurrada incandescente chegou a 500 ºC e pode ter carbonizado 10 mil pessoas em seu caminho de descida
3. Junto com a enxurrada vieram as nuvens ardentes, compostas por gás e poeira quente também liberados pela explosão. Além de causar problemas respiratórios na população, essa mistura superquente queimou matas e construções em um raio de dezenas de quilômetros ao redor do vulcão
4. Depois da erupção inicial, o Tambora passou por cinco dias de calmaria. O descanso foi interrompido pela liberação de outra gigantesca nuvem de fuligem, que alcançou uma altura de 44 quilômetros e provocou três dias de escuridão num raio de 500 quilômetros
5. Por causa da fuligem, as lavouras ficaram cobertas por cinzas e foram destruídas. O peso da crosta de pó também fez desabar telhados de casas a até 1 300 quilômetros de distância do vulcão. Com tudo isso, os especialistas estimam que outras 82 mil pessoas morreram em poucos dias devido a causas indiretas da erupção, como fome, desabamentos e doenças
6. Os efeitos do desastre ultrapassaram os limites da ilha de Sumbawa, onde fica o Tambora. As ilhas vizinhas como Java também foram arrasadas. O clima nesses locais ficou quente e seco, matando indiretamente muita gente nos anos que se seguiram ao desastre — só na ilha de Lombok, os cálculos falam entre 44 mil e 100 mil mortos
7. A notícia da explosão demorou seis meses para chegar ao mundo ocidental (lembre-se de que não havia rádio, TV ou internet), mas seus efeitos foram sentidos até no hemisfério norte. A liberação de gases como o dióxido de enxofre diminuiu a incidência de raios solares na Terra. Como conseqüência, a Europa teve o chamado "ano sem verão" e a temperatura global caiu 3 ºC

Essa e pro alef uma bomba h!




Qual é a arma mais mortal do mundo?

por Fernando Badô
É difícil dar o título para uma única arma porque elas podem ter funções muito diferentes. Existem, por exemplo, armas superprecisas do tipo "alvo seletivo" - elas mostram a vítima ao atirador com um detalhamento absurdo. Outras se notabilizam pelo poder de destruição. "E não se pode esquecer de um terceiro tipo de armamento, as armas leves e pequenas. Altamente disseminadas pelo mundo, elas são responsáveis por 500 mil mortes por ano", diz o engenheiro Matt Schroeder, diretor do projeto de monitoramento de venda de armas da Federação dos Cientistas Americanos. Por causa dessas diferenças, dividimos as armas mortais em cinco categorias: a arma mais usada, a campeã de mortes por minuto, a mais versátil, a mais potente e a que tem maior distância de tiro. Confira como são essas máquinas de matar!
Não tem mais onde furarTrabucos explodem tanques, acertam alvos a mais de 1 km e matam milhões
ARMA COM MAIS MORTES POR MINUTO - AK 47
PAÍS DE ORIGEM - Rússia
COMPRIMENTO - 87 cm
CALIBRE - 7,62 x 39 mm
PESO - 4,3 kg (descarregada)
Assim como a Uzi, esse rifle de assalto dispara 600 tiros por minuto. Mas sua área de alcance efetivo é maior: ele é capaz de fazer vítimas num raio de 300 metros a partir do disparo. Apesar de não ser tão disseminado quanto a submetralhadora israelense, o AK 47 é campeão no quesito mortes por minuto porque causa ferimentos mais graves e letais. É a mais efetiva arma de fogo.
DESTAQUE - Sua facilidade de uso e montagem - um soldado com alguma experiência é capaz de deixá-lo pronto para mandar bala em um minuto. Não à toa, o AK 47 é o preferido de grupos de terroristas e milícias em guerras civis.
ARMA MAIS USADA - UZI
PAÍS DE ORIGEM - Israel
COMPRIMENTO - 40 cm
CALIBRE - 9 mm
CALIBRE - 3,5 kg (descarregada) e 4 kg (carregada)
Capaz de disparar 600 tiros por minuto numa área de 200 metros de alcance efetivo (área onde ocorre a maioria das mortes por uma arma), a submetralhadora UZI é campeã de preferência entre forças armadas do planeta. Ela já foi comercializada para 90 países. Grupos de controle de armas indicam que há mais de 10 milhões de unidades espalhadas pelo mundo.
DESTAQUE - Tamanho pequeno (ela é do tamanho de duas revistas Mundo Estranho colocadas lado a lado) e o peso relativamente leve tornam a Uzi fácil de manusear em combate.
ARMA MAIS POTENTE - LANÇA-FOGUETES M136AT-4
PAÍS DE ORIGEM - Suécia
COMPRIMENTO - 1,16 m
CALIBRE - 84 mm
PESO - 6,7 kg
Essa bazuca antitanque no melhor estilo Rambo é usada para equilibrar um duelo entre um soldado e um tanque de guerra. Com ignição elétrica, o lança-foguetes pode ser carregado com diferentes projéteis, desde modelos com disparo mais preciso, capazes de romper blindagens de até 42 centímetros, até foguetes mais potentes - que são menos precisos, mas detonam blindagens de até 60 centímetros de espessura!
DESTAQUE - Os foguetes, disparados a 1 026 km/h, quase 3 vezes a velocidade do som. Rotacionados por uma hélice, eles saem girando e detonam alvos a até 300 metros de distância!
ARMA MAIS VERSÁTIL - M16A2
PAÍS DE ORIGEM - Estados Unidos
COMPRIMENTO - 1,06 m
CALIBRE - 5,56 x 45 mm
PESO - 3,8 kg (descarregada) e 4,5 kg (carregada)
O principal rifle do Exército americano é uma ramificação da família do temidos AR 15. Seu design permite que uma série de acessórios seja acoplada ao corpo principal, aumentando a lista de tarefas que ele executa. A rapidez de disparo impressiona: a arma libera 800 tiros por minuto, numa área de 550 metros de alcance efetivo.
DESTAQUE - As dezenas de acessórios para turbinar a arma. Entre eles, destaque para a mira telescópica, uma lanterna e um lança-granadas, que a tornam uma arma completa para ataque e defesa.
ARMA DE MAIOR ALCANCE - BARRET M82A1
PAÍS DE ORIGEM - Estados Unidos
COMPRIMENTO - 1,49 m
CALIBRE - .50 (12,7 x 99 mm)
PESO - 12,9 kg (descarregada)
Um soldado com esse rifle semi-automático tem o dom da invisibilidade. Os atiradores de elite que o usam são capazes de atingir um alvo humano a 1 800 metros de distância, ou o comprimento de 18 campos de futebol! Com um Barret, um militar americano estabeleceu o recorde de distância para um tiro: ele acertou um alvo não humano a 2 500 metros de distância!
DESTAQUE - A mira telescópica da arma, que aproxima o alvo em até 10 vezes em relação à visão normal, possibilita disparos ultraprecisos mesmo a longas distâncias.

É para seu fulano


De onde vêm os termos "fulano", "beltrano" e "sicrano"?

por Bruno Lazaretti
Pergunta - Helton John Sousa de Oliveira, São Paulo, SP
Cada um tem uma origem diferente! "Fulano" vem do árabe fulân, que significa "tal". Com o domínio árabe sobre a península Ibérica durante a Idade Média, alíngua influenciou os vocabulários espanhol e português. Por volta do século 13, os espanhóis usavam "fulanocomo pronome: fulana casa (tal casa), fulanosujeito (tal sujeito). No português, "fulano" virou substantivo, e até derivou para a forma "fuão" em Portugal. "Beltrano" vem do nome próprio Beltrão, ou Beltrand, de origem francesa, que se popularizou graças às novelas de cavalaria da era medieval. O nome acabou levando a terminação "ano" influenciada pelo "fulano", que a essa época já estava na boca do povo. A origem de "sicrano" é mais difícil de precisar. O termo surgiu quando fulano e beltrano já estavam consolidados na língua portuguesa. Há três hipóteses para a origem: "sicra" pode tanto se tratar de um derivado da palavra securu, do latim, do desfiguramento de um nome próprio ou ainda de uma mistura de zutano e citano - equivalentes a "fulano" e "beltrano" em espanhol.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tédio pode matar


Da próxima vez em que você pensar em dizer que está “morrendo de tédio”… Bem, vale saber que você está mesmo. Literalmente.
Pesquisadores ingleses dizem que esse tédio todo pode estar, de fato, te roubando alguns anos preciosos de vida. A possível explicação é que quando as pessoas ficam muito, mas muito entediadas mesmo, tendem a cair em hábitos pouco saudáveis, como o cigarro e a bebida – companheiros que diminuem a expectativa de vida.
Para comprovar esse efeito, eles resgataram as fichas de 7524 pessoas entrevistadas entre 1985 e 1988 sobre o tamanho do tédio que costumavam sentir. Depois, foram atrás de descobrir quais delas tinham morrido (e de quê tinham morrido) de lá para cá.
Eis as estatísticas do estudo: os voluntários que se disseram entediados com frequência nas entrevistas dos anos 80 eram 37% mais propensos a já terem batido as botas em 2010.
Tem mais: segundo os pesquisadores, quem vive em “altos níveis de tédio” (veja bem, não de estresse, como a gente sempre vê por aí, e sim de tédio) tem duas vezes mais chances de terproblemas cardíacos ou morrer de derrame do que o pessoal satisfeito com a vida.
Ou seja: vamos mexer o bumbum aí, minha gente. Nada de sofá.

Como ganhar qualquer discussão

Capte a benevolência

Siga a dica da retórica romana e adule o interlocutor. Assim, é mais fácil fazer as pessoas ficarem dispostas a prestar atenção no que você diz

Exagere o argumento do adversário

Interprete o que ele diz do modo mais genérico possível, fazendo-o parecer absurdo. É a "técnica do espantalho", também chamada de "ampliação indevida" pelo filósofo Arthur Schopenhauer

Entre na onda

Concorde com parte dos argumentos do outro para, a partir daí, traçar a própria conclusão

Invalide as opiniões dele

Use a tática ad hominem, o argumento "contra a pessoa". Em vez de questionar o que seu adversário disse, desqualifique-o

Repita

Use o mesmo argumento do adversário. Mas a seu favor

Revele a tática

Mostre que ele está usando uma tática para ganhar a discussão. (Aproveite para fingir que você venceu.

quarta-feira, 11 de maio de 2011


Como surgiram a CIA e o FBI?

Vamos começar pela CIA, sigla em inglês para Agência Central de Inteligência, principal órgão de informação do governo americano. Ela nasceu para suceder a OSS (sigla para Escritório de Serviços Estratégicos), uma agência deespionagem que funcionou apenas durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da OSS, as atividades de informação nos Estados Unidos não tinham um controle central. No fim da guerra, com a extinção do órgão, o governo sentiu a necessidade de manter a centralização e, em setembro de 1947, criou a CIA. Até hoje ela tanto produz informações por conta própria, como coordena um enorme sistema de inteligência, que inclui outras agências. Já o FBI, sigla em inglês para Agência Federal de Investigação, tem uma história mais antiga.
"Foi o presidente Theodore Roosevelt que o criou, em 1908, para investigar suspeitos de corrupção, não só em relação ao Fisco, como também no sentido político, além de cuidar de negociatas com terras públicas no Oeste", diz o historiador Antonio Pedro Tota, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Hoje, uma das responsabilidades oficiais do FBI é investigar crimes federais, como casos de seqüestro ou roubos de informações confidenciais do governo. Mas ele também pode atuar em defesa da segurança interna dos Estados Unidos, fazendo espionagem dentro do país, enquanto o trabalho da CIA é realizado no exterior. Essa distinção, porém, já foi desrespeitada diversas vezes, como no escândalo de Watergate, entre 1973 e 1974, quando a imprensa denunciou que ex-agentes da CIA espionavam cidadãos americanos dentro do país - o caso provocou a renúncia do então presidente americano Richard Nixon. Os episódios polêmicos envolvendo os dois órgãos não param por aí.
No começo da década de 70, um dos mais famosos diretores do FBI, John Edgar Hoover, foi acusado de obter informações comprometedoras sobre políticos americanos para chantageá-los. Mais recentemente, a CIA passou a ser criticada por não ter conseguido informações para evitar o atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova York. Por isso, ela enfrenta uma profunda reformulação, que afetará não apenas sua estrutura e estratégia, como também seu relacionamento com outras agências dos Estados Unidos.
Rede de informaçõesAs duas agências respondem a órgãos diferentes nos EUA
PRESIDÊNCIA
NSC
O Conselho Nacional de Segurança assessora o presidente americano, que também preside o NSC. Os outros membros do conselho são o vice-presidente americano e os secretários de Estado e de Defesa
DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA
É o equivalente ao Ministério da Justiça aqui no Brasil. A direção do FBI é subordinada diretamente ao secretário da Justiça dos Estados Unidos, o ministro deles
NSA
Apesar de pouco conhecida, a Agência Nacional de Segurança tem o maior orçamento entre as agências. Ela faz espionagem eletrônica, operando satélites, aviões de reconhecimento e postos de escuta em vários países
CIA
O diretor da CIA é um dos assessores do NSC. A agência faz recomendações sobre as atividades de inteligência das demais agências, avalia as informações coletadas e assegura que elas circulem dentro do governo
NFIB
O Comitê Nacional de Informações Estrangeiras é subordinado à CIA e produz um dossiê conhecido como Estimativa Nacional de Inteligência, contendo as melhores informações disponíveis em todo o governo sobre vários temas internacionais
OUTRAS AGÊNCIAS
• Agência de Inteligência de Defesa
• Serviço de Informações do Exército
• Serviço da Marinha
• Serviço da Força Aérea
• Serviço do Departamento de Estado • Unidade de Informações do Departamento de Energia
FBI
Possui uma Divisão de Inteligência e uma Divisão Criminal, que também tem ampliado seu envolvimento na área de informação e a colaboração com a CIA após a crescente luta contra o terrorismo

Ratos odeiam queijo

Thiago Perin 11 de maio de 2011
Mentirosos!
Tom e Jerry mentiram para você. Um estudo feito na Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, diz que aquela história de que os ratos gostam de queijo é pura balela: eles gostam mesmo é de coisinhas doces.
A dieta de um rato é composta, basicamente, por grãos e frutas – ambos tipos de alimentos com grande concentração de açúcar. Segundo os pesquisadores, era fácil prever, então, que eles torceriam o nariz para algo com cheiro e sabor tão fortes como um pedaço de queijo – e foi exatamente o que testes em laboratório mostraram.
“Os ratos evoluíram quase inteiramente sem queijo ou qualquer coisa parecida com ele”, diz o líder do estudo, David Holmes.

sábado, 7 de maio de 2011

Como escapar do crime organizado Se a máfia ou o chefe do tráfico estiverem atrás de você, siga as nossas dicas para não virar presunto


Plano A: não se envolva com eles

Não deva favores. O crime organizado está onde está o dinheiro. Respeite a mulher do próximo. Não paquere nem faça gracinhas com esposa de bandido. Delegados que tratam as mulheres dos mafiosos com respeito também são respeitados pelo crime organizado. Se você pretende ser advogado, nunca aceite que um desconhecido banque seus estudos. Você pode ter um emprego para toda a vida, do qual não conseguirá se livrar

Plano B: conheça as regras do jogo

Você pode ser a pessoa mais bacana do mundo, mas só a sua palavra vai valer. Organizações criminosas não trabalham com acordos escritos. É tudo verbal ou gestual: o ok para matar pode ser o sinal negativo com o dedão. Não adianta pedir pra sair. Se quiser uma dispensa, tenha certeza: você vai tombar na seqüência. Também não piore sua situação. Se sua fita é com o PCC, não procure os cariocas do Comando Vermelho - pode ser fatal

Plano C: desapareça

Não ande com identificações, como crachás ou adesivos, e evite a rotina. Almoçar todo dia no mesmo lugar ou visitar religiosamente a sogra pode virar uma aventura. Trágica. Mude de casa, de cidade, de estado. Faça uma plástica. Se nada disso for possível, feche as cortinas da sala e coloque Insulfilm no carro

Plano D: apele para a mãe

Implore para a mãe de seu algoz. Elas são tão respeitadas que um secretário de Estado em São Paulo já caiu por não permitir que a mãe de um chefe do tráfico visitasse o filho na prisão

Plano Z: Diga adeus

Avise a sua família, porque pode ser tarde demais