sábado, 30 de abril de 2011

O casamento real foi semana passada gente!


8 detalhes sustentáveis do casamento real de Príncipe William e Kate Middleton

Débora Spitzcovsky 29 de abril de 2011

Foto de Mario Testino
casamento real do Príncipe William e de Kate Middleton acontece hoje, 29 de abril, e em meio a tanta expectativa e curiosidade sobre a cerimônia, o portal TreeHugger arriscou listar oito possíveis atitudes sustentáveis que o casal teria tomado para o grande dia, com base em especulações que foram divulgadas na mídia.
A primeira delas diz respeito ao anel de noivado: William selou o pedido de casamento com o mesmo anel que seu pai deu à princesa Diana e, ao optar por uma joia de família, teria evitado o consumo de novas alianças.
Em segundo lugar, o site citou o buffet e a decoração da festa de casamento: de acordo com fontes próximas ao casal, os noivos optaram por flores da estação para enfeitar a cerimônia e contrataram o chefe suíço Anton Mosimann – famoso por seus pratos a base de carne orgânica e peixe – para preparar o jantar que será oferecido à noite, após o casamento.
A terceira atitude sustentável diz respeito à lista de casamento dos noivos: ao invés de presentes caros para a casa, William e Kate teriam criado uma lista com instituições socioambientais que merecem receber apoio financeiro dos convidados. Entre elas, a Sociedade Zoológica de Londres, que realiza ações pela conservação de vários mamíferos.
A escolha por, apenas, dois bolos – em uma festa de casamento para 600 convidados –, que poderia ser vista como falta de etiqueta, por alguns, foi considerada a quarta atitude sustentável do casal na lista do TreeHugger, seguida pelo look da noiva na cerimônia. Isso porque imagina-se que Kate usará as joias da sua ” futura avó”, a Rainha Elizabeth II, evitando, mais uma vez, o consumo de novos acessórios.
Já a sexta ação sustentável do ranking está mais para uma sugestão do que para um fato: como ainda há segredo absoluto sobre o destino da lua de mel do casal, o TreeHugger recomenda que os noivos curtam o momento “recém-casados” em casa – assim, além de ter mais privacidade, economizarão nas emissões de poluentes para locomoção. Será que eles vão gostar da ideia?
E as dicas não pararam por aí! Na sétima posição do ranking, o TreeHugger faz outra sugestão para esverdear o casamento real: fazer a compensação da pegada de carbono da festa – que, cá entre nós, não será pequena.  
Por fim, o portal cita a oitava atitude sustentável do casal, que tem relação com a locomoção da noiva: ao invés de utilizar carro e carruagem para ir à cerimônia, Kate optou, apenas, pelo carro – evitando, pelo menos, as emissões dos cavalos. E mais: por motivos de segurança, o veículo circulará só nove minutos pela cidade, o que também reduz a quantidade de poluentes liberados no ar.
E aí, o TreeHugger convenceu ou, na sua opinião, a sustentabilidade passou longe da lista de preocupações do casal para o casamento real?

Nenhum comentário:

Postar um comentário