Como funciona a mochila a jato?
Há dois modelos de jetpack ("mochila a jato" em inglês) para voos pessoais - um deles a jato e outro a hélice.
por Luiz Fujita Jr.
Há dois modelos de jetpack ("mochila a jato" em inglês) para voos pessoais - um deles a jato e outro a hélice. Desde os anos 20, antes dos heróis de HQ com capas e superpoderes, havia personagens que voavam com máquinas futuristas. Nos anos 60, a ficção virou realidade por meio do Bell Rocket Belt, mochila a jato que virou atração em grandes eventos, como a Olimpíada de 1984. Mas o equipamento só é usado por profissionais especializados. Para o cidadão comum, a única chance de alçar voo solo é o Martin Jetpack, previsto para ser comercializado por 100 mil dólares a partir de 2011.
VOANDO CONTRA O MAL
Nem todo herói dos quadrinhos precisa de superpoderes para voar. Nos anos 80, Rocketeer usava um jetpack para combater seus inimigos
Ases bem domáveis
O modelo a hélice leva vantagem em todos os comparativos da categoria
BELL ROCKET BELT
PREÇO - 200 mil dólares
VELOCIDADE MÁXIMA - 96 km/h
ALTITUDE MÁXIMA - 30 m
AUTONOMIA DE VOO - Até dez minutos
GÁS TOTAL
O nitrogênio do cilindro central empurra a água oxigenada dos cilindros laterais para câmaras com placas de nitrato de samário. Esse metal raro decompõe a água em hidrogênio e vapor de água, expelidos em alta velocidade, formando o jato
BRAÇO DURO
Ao mover os manches para baixo ou para cima o veículo vai para trás ou para a frente. O manche direito controla a potência, e o esquerdo é móvel para todos os lados, controlando a direção do bocal dos tubos de propulsão
ESCAPAMENTO TUNADOO desenho da saída dos tubos de propulsão seguem o princípio físico da abertura de De Laval. Com design parecido ao de uma ampulheta esticada, o hidrogênio e o vapor de água saem mais rapidamente
MARTIN JETPACK
PREÇO - 100 mil dólares
VELOCIDADE MÁXIMA - 101 km/h
ALTITUDE MÁXIMA - 2 438 m
AUTONOMIA DE VOO - 30 minutos
POTÊNCIA NÃO É NADA...
Manche direito para a frente e para trás controlam os flaps direcionais, e torcê-lo, como em uma moto, acelera ou freia. Já o manche esquerdo faz o aparelho avançar, recuar e até girar sobre o próprio eixo
POUSO SEGURO
Para segurar 114 quilos só de equipamento, o Martin Jetpack tem um trem de pouso com um eixo principal e duas hastes retráteis. No caso de falha em grandes altitudes, o veículo tem um paraquedas militar embutido na traseira
HELICÓPTERO PESSOAL
O motor de dois tempos a gasolina, como o das motos populares, tem 200 cavalos de potência. Ele movimenta duas hélices na altura dos ombros do voador. A rigor, portanto, não é um jetpack, já que não é impulsionado a jato
CONSULTORIA - James Bowker, engenheiro de simulação da Martin Aircraft (fabricante do Martin Jetpack)Nem todo herói dos quadrinhos precisa de superpoderes para voar. Nos anos 80, Rocketeer usava um jetpack para combater seus inimigos
Ases bem domáveis
O modelo a hélice leva vantagem em todos os comparativos da categoria
BELL ROCKET BELT
PREÇO - 200 mil dólares
VELOCIDADE MÁXIMA - 96 km/h
ALTITUDE MÁXIMA - 30 m
AUTONOMIA DE VOO - Até dez minutos
GÁS TOTAL
O nitrogênio do cilindro central empurra a água oxigenada dos cilindros laterais para câmaras com placas de nitrato de samário. Esse metal raro decompõe a água em hidrogênio e vapor de água, expelidos em alta velocidade, formando o jato
BRAÇO DURO
Ao mover os manches para baixo ou para cima o veículo vai para trás ou para a frente. O manche direito controla a potência, e o esquerdo é móvel para todos os lados, controlando a direção do bocal dos tubos de propulsão
ESCAPAMENTO TUNADOO desenho da saída dos tubos de propulsão seguem o princípio físico da abertura de De Laval. Com design parecido ao de uma ampulheta esticada, o hidrogênio e o vapor de água saem mais rapidamente
MARTIN JETPACK
PREÇO - 100 mil dólares
VELOCIDADE MÁXIMA - 101 km/h
ALTITUDE MÁXIMA - 2 438 m
AUTONOMIA DE VOO - 30 minutos
POTÊNCIA NÃO É NADA...
Manche direito para a frente e para trás controlam os flaps direcionais, e torcê-lo, como em uma moto, acelera ou freia. Já o manche esquerdo faz o aparelho avançar, recuar e até girar sobre o próprio eixo
POUSO SEGURO
Para segurar 114 quilos só de equipamento, o Martin Jetpack tem um trem de pouso com um eixo principal e duas hastes retráteis. No caso de falha em grandes altitudes, o veículo tem um paraquedas militar embutido na traseira
HELICÓPTERO PESSOAL
O motor de dois tempos a gasolina, como o das motos populares, tem 200 cavalos de potência. Ele movimenta duas hélices na altura dos ombros do voador. A rigor, portanto, não é um jetpack, já que não é impulsionado a jato
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