sexta-feira, 8 de abril de 2011


Como funciona a mochila a jato?

Há dois modelos de jetpack ("mochila a jato" em inglês) para voos pessoais - um deles a jato e outro a hélice.

por Luiz Fujita Jr.
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Há dois modelos de jetpack ("mochila a jato" em inglês) para voos pessoais - um deles a jato e outro a hélice. Desde os anos 20, antes dos heróis de HQ com capas e superpoderes, havia personagens que voavam com máquinas futuristas. Nos anos 60, a ficção virou realidade por meio do Bell Rocket Belt, mochila a jato que virou atração em grandes eventos, como a Olimpíada de 1984. Mas o equipamento só é usado por profissionais especializados. Para o cidadão comum, a única chance de alçar voo solo é o Martin Jetpack, previsto para ser comercializado por 100 mil dólares a partir de 2011. 
VOANDO CONTRA O MAL
Nem todo herói dos quadrinhos precisa de superpoderes para voar. Nos anos 80, Rocketeer usava um jetpack para combater seus inimigos

Ases bem domáveis 

O modelo a hélice leva vantagem em todos os comparativos da categoria 

BELL ROCKET BELT
PREÇO - 200 mil dólares
VELOCIDADE MÁXIMA - 96 km/h
ALTITUDE MÁXIMA - 30 m
AUTONOMIA DE VOO - Até dez minutos

GÁS TOTAL

O nitrogênio do cilindro central empurra a água oxigenada dos cilindros laterais para câmaras com placas de nitrato de samário. Esse metal raro decompõe a água em hidrogênio e vapor de água, expelidos em alta velocidade, formando o jato

BRAÇO DURO
Ao mover os manches para baixo ou para cima o veículo vai para trás ou para a frente. O manche direito controla a potência, e o esquerdo é móvel para todos os lados, controlando a direção do bocal dos tubos de propulsão

ESCAPAMENTO TUNADO
O desenho da saída dos tubos de propulsão seguem o princípio físico da abertura de De Laval. Com design parecido ao de uma ampulheta esticada, o hidrogênio e o vapor de água saem mais rapidamente

MARTIN JETPACK
PREÇO - 100 mil dólares
VELOCIDADE MÁXIMA - 101 km/h
ALTITUDE MÁXIMA - 2 438 m
AUTONOMIA DE VOO - 30 minutos

POTÊNCIA NÃO É NADA...

Manche direito para a frente e para trás controlam os flaps direcionais, e torcê-lo, como em uma moto, acelera ou freia. Já o manche esquerdo faz o aparelho avançar, recuar e até girar sobre o próprio eixo

POUSO SEGURO

Para segurar 114 quilos só de equipamento, o Martin Jetpack tem um trem de pouso com um eixo principal e duas hastes retráteis. No caso de falha em grandes altitudes, o veículo tem um paraquedas militar embutido na traseira

HELICÓPTERO PESSOAL

O motor de dois tempos a gasolina, como o das motos populares, tem 200 cavalos de potência. Ele movimenta duas hélices na altura dos ombros do voador. A rigor, portanto, não é um jetpack, já que não é impulsionado a jato
CONSULTORIA - James Bowker, engenheiro de simulação da Martin Aircraft (fabricante do Martin Jetpack)

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